IONTOFORESE

A iontoforese é realizada pela corrente galvânica, corrente de baixa intensidade (0,1- 1,0 mA/cm2) , utilizada para permear, de forma transdérmica, ativos fármacos utilizando sua propriedade polar, ou seja, positivo (+) e negativo (-).

A transferência de substâncias carregadas através das membranas celulares já é utilizada a muito tempo, foi descrita pela primeira vez por Veratti em 1748. Posteriormente, a cataforese, que é migração de cátions de um eletrodo positivo em direção a um eletrodo negativo foi descrita por Morfon.



Através de experimentos em coelhos no início do século XX, Leduc mostrou que a iontoforese poderia ser utilizada para transferir fármacos através da pele.

O estrato córneo, camada mais externa da epiderme, limita a absorção de substâncias através da pele, tendo como um de seus papeis principais a função barreira. Tem facilitação para substâncias lipofílicas e grande dificuldade na permeação de ativos polares. A iontoforese nesse caso, aumenta a permeabilidade ao fármaco na barreira transepidérmica.

Para atravessar o estrato córneo, o fármaco pode utilizar 3 vias diferentes, sendo elas:

  • Via Intercelular, o fármaco se difunde ao redor dos corneócitos.

  • Via transcelular, o fármaco passa diretamente através dos corneócitos e da matriz lipídica intercelular.

  • Via intermediária, o fármaco passa por uma rota paralela, podendo ser absorvido pelo folículo piloso, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas.


Na iontoforese, a permeação do fármaco ocorre através da pele via anexos cutâneos, como folículo piloso e glândulas sudoríparas, mas também pode ocorrer de forma intercelular. Estudos demonstraram a diminuição da resistência do estrato córneo devido a formação de poros aquosos nas regiões polares.

O transporte de moléculas dos fármacos através da iontoforese utiliza dois mecanismos, sendo a eletrorrepulsão e a eletrosmose.

A eletrorrepulsão é o processo que forma um campo elétrico, fazendo que as moléculas de substâncias que serão absorvidas pela pele sejam repelidas, criando uma força a mais para que elas ultrapassem a barreira da epiderme.

A eletrosmose por sua vez é o fluxo de um volume de solvente e movimentação de cargas quando uma diferença de potencial elétrico é aplicada sobre a pele. Quando ocorre a aplicação de um campo elétrico através da pele, os íons ânodo se movimenta em direção ao cátodo e levam consigo solventes que facilitam sua movimentação.



Na prática, temos que nos lembrar que a iontoforese potencializa a penetração de elementos polares sob gradiente potencial constante com a teoria de que polos semelhantes se repelem e polos opostos se atraem. Portanto, sempre que formos escolher um cosmético para realizar a iontoforese, o ideal é que este seja específico para a realização desta técnica e traga no rótulo sua polaridade.

As vantagens da iontoforese é o baixo custo da corrente e a ampla possibilidade de tratamentos, podendo ser corporais e faciais.



A escolha dos eletrodos também é importante, pois podemos trabalhar com esta técnica parada, com melhores resultados apresentados em estudos, no caso os eletrodos devem ser do tipo esponja ou podemos ainda trabalhar de forma móvel com eletrodo de metal em forma de rolo, mais utilizada nos tratamentos faciais.

Segue exemplos de aplicações:

Aplicação Fixa

• Umidificar as esponjas com água.

• O princípio ativo deverá ficar no POLO ATIVO (jacaré preto).O equipamento deve ser ajustado na mesma polaridade do ativo.

• Distância entre os eletrodos.

• Intensidade de acordo com a sensibilidade do paciente.

Tempo de aplicação de 5 a 10minutos



Aplicação Móvel.

• Umidificar a esponja com água.

• Ajustar no equipamento a mesma polaridade do princípio ativo.

• Intensidade de acordo com a sensibilidade do paciente.

Tempo de aplicação de 5 a 10 minutos.


Observação: sempre que for ligar a corrente ambos eletrodos, ativo e dispersivo, devem estar em contato com a cliente e deve permanecer durante toda a sessão, pois se retirar um dos eletrodos do contato da cliente, esta causará um leve choque e sensação desconfortável. è importante explicar para a cliente sobre a necessidade dos eletrodos estarem em contato o tempo todo da aplicação.


Quer saber mais sobre eletroterapia? Conheça nossa plataforma de cursos Estéticaplay

Planos a partir de R$ 57,00 ao mês. Peça sua demonstração gratuita (11) 98581-2752


Gostou deste artigo? Deixe seu comentário 😍

by Dra Meirielli Osi

Dúvidas e Suporte

Curso é voltado apenas para Profissionais da área de estética e formandos, é imprescindível o acompanhamento médico de rotina

codificação
Chamada de Suporte

ORSI COSMÉTICOS Ltda. - CPF/CNPJ: 34.110.605/0001-57 - © 2020 EstéticaPlay. Todos os direitos Reservados.