MICROAGULHAMENTO EM CICATRIZES DE ACNE

Atualizado: Abr 6

A acne atinge 90% dos adolescentes e na maioria dos casos de acne inflamatória resulta em cicatrizes atróficas ou hipertróficas . E o pior, muitos adolescentes que sofrem de acne, estendem o problema para a vida adulta, causando cada vez mais lesões na pele.

Um dos maiores agravantes que resultam em cicatrizes, é a tão famosa manipulação da acne de maneira imprópria, o famoso "cutucar", que só agrava o problema, piora o quadro inflamatório e leva a cicatrização de maneira inadequada, causando então as cicatrizes que podem inclusive causar problemas psicossociais, timidez e até mesmo depressão.

As cicatrizes também são frutos de graus mais avançados da acne, geralmente graus 3, 4 e 5, ou até mesmo de graus mais leves com muita manipulação inadequada.




TIPOS DE CICATRIZES


Atróficas: são cicatrizes que possuem perda do tecido, ou seja, tem aparência afundada em relação a superfície da pele.

Hipertróficas: são cicatrizes que possuem relevo, geralmente com tom mais escuro que a pele.

Quelóide: são cicatrizes elevadas com colocação avermelhada ou arroxeada, vai além dos limites da ferida.


As cicatrizes atróficas podem ser dividas em:

Icepick: estreitas, puntiformes e profundas, diâmetro menor que 2 mm , sendo mais laga na superfície e se afunila profundamente, tem formato de "V".

Rolling: tem aparência ondulada, diâmetro maior que 4 - 5 mm, possui formato da letra "M".

Boxcar: são rendas e ovais, diâmetro menor que 3 mm, tem sua superfície maior que a Icepick e não se afunila, tendo o formato da letra "U".



O microagulhamento tem se mostrado uma ótima opção para o tratamento das cicatrizes de acne, estimulando a reorganização do colágeno e aumentando sua produção, provocando regeneração da pele através do processo natural de cicatrização e melhora na aparência das cicatrizes. porém é importante que o tamanho da agulha seja o suficiente para atingir o fundo da cicatriz para que haja melhora significativa, caso contrário o resultado não será o esperado.

Para que o tratamento seja eficaz é necessário ter paciência e comprometimento, pois nem sempre 1 única sessão será o suficiente, dependendo da quantidade e tipo de cicatriz.



A cicatriz mais difícil de tratar é o tipo icepick, por ter maior dificuldade em atingir seu fundo, portanto as do tipo rolling e boxcar, respondem melhor ao tratamento com microagulhamento.

É comum que um único paciente possua as 3 formas de cicatrizes, o importante é o profissional identificar o tipo, profundidade e diâmetro das cicatrizes para escolha do tamanho de agulha e ativos que serão utilizados.



O microagulhamento é uma técnica eficaz e segura para o tratamento de cicatrizes atróficas de acne.

Quer saber mais sobre Microagulhamento? Conheça nossa plataforma de cursos Estéticaplay

Planos a partir de R$ 57,00 ao mês e assinando planos anuais, GANHE SUA BOX SURPRESA! Ou conheça outros dos nossos cursos online, acesse sua demonstração gratuita!


Gostou deste artigo? Curta e deixe seu comentário 😍

by Dra Meirielli Osi







Posts recentes

Ver tudo