O QUE SÃO OS FATORES DE CRESCIMENTO AFINAL

Os fatores de crescimento são moléculas biologicamente ativas que regulam direta e externamente o ciclo celular, capaz de provocar uma cascata bioquímica que leva sua ação direta no núcleo celular, promovendo a transcrição gênica. Regulam importantes vias de sinalização celular derivados de macrófagos, queratinócitos e fibroblastos e atuam na divisão, proliferação, migração, diferenciação celular e síntese proteica.



Atualmente, encontramos diversos fatores de crescimentos em cosmecêuticos específicos para retardo do envelhecimento ou até mesmo prevenção do envelhecimento precoce, além de produtos que tenham como objetivo a reparação tecidual. Alguns Fatores de crescimento, como por exemplo VEGF, são indicados para tratamentos capilares, por aumentar a vascularização local.



Diversas células epidermais e epiteliais produzem moléculas de fatores de crescimento, como por exemplo os macrófagos, fibroblastos e queratinócitos, que não só produzem essas moléculas, mas também as utilizam em seus processos biológicos. Podemos dizer que essas células utilizam as moléculas de fatores de crescimento de forma autocrina, quando produz para si mesma ou paracrina, quando produz para ser utilizada pelas células vizinhas.

Um dos primeiros fatores de crescimento identificado foi o PDGF (Fator de Crescimento Derivado de Plaquetas) e além deste, existem mais de 50 proteínas conhecidas por suas ações mitógenas, ou seja, capazes de estimular a proliferação celular.



Nos cosmecêuticos, encontramos mais comumente os Fatores de Crescimento:

  • EGF (Fator de Crescimento Epidermal) - reduz e previne linhas de expressão e rugas, uniformiza o tom da pele, elimina cicatrizes e manchas.

  • FGFa (Fator de Crescimento de Fibroblasto) - melhora a elasticidade da pele, induz a síntese de colágeno e elastina.

  • FGFb (Fator de Crescimento de Fibroblasto) - reduz e previne linhas de expressão e rugas, repara cicatrizes e escoriações, melhora a elasticidade da pele.

  • IGF-1 (Fator de Crescimento Insulínico) - melhora a aparência de rugas e linhas de expressão, aumenta a produção de colágeno e elastina, reduz manchas avermelhadas.

  • VEGF (Fator de Crescimento Endotelial Vascular) - acelera a cicatrização, aumenta vascularização através da angiogênese, melhora rugas e linhas de expressão.



Os Fatores de Crescimento na estética podem ser utilizados nos cosméticos home care, em procedimentos intradérmicos, microagulhamento e finalizadores nas sessões em cabine. Podem ser usados em tratamentos de rejuvenescimento, clareamento de pele, terapias capilares, pós operatórios, etc.


Quer saber mais sobre Pele? Conheça nossa plataforma de cursos Estéticaplay

Planos a partir de R$ 57,00 ao mês e assinando planos anuais, GANHE SUA BOX SURPRESA! Ou conheça outros dos nossos cursos online, acesse sua demonstração gratuita!


Gostou deste artigo? Curta e deixe seu comentário 😍

by Dra Meirielli Osi





4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo